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Audiência pública sobre as línguas estrangeiras no Ensino Médio

25/03/2013 |

Audiência pública sobre

as línguas estrangeiras no Ensino Médio

A APEESP tomou conhecimento, por meio de notícia veiculada no dia 19 de março de 2012 no site da Câmara dos Deputados (http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/438034-ESPECIALISTAS-RECLAMAM-DE-DEFICIENCIA-NO-ESTUDO-DE-LINGUA-ESTRANGEIRA-NO-ENSINO-MEDIO.html), da realização de uma audiência pública que discutiu “as deficiências do ensino de línguas estrangeiras” nas escolas brasileiras. Convocada pela Comissão Especial de Reformulação do Ensino Médio, a audiência aconteceu em Brasília no dia 18 de março.

            Em primeiro lugar, gostaríamos de lamentar a pouca divulgação que a referida Comissão efetuou dessa audiência. Sem dúvida, teria sido não apenas interessante para o debate que ali se deu, mas sobretudo muito enriquecedora a participação de representantes de associações estaduais ou nacionais de professores de línguas estrangeiras.

            Para a discussão de alterações necessárias na formação dos professores de línguas estrangeiras, no currículo das línguas estrangeiras das escolas de Ensino Básico, na infraestrutura disponibilizada para o ensino dessas línguas, entre outras, certamente não bastam as opiniões de alguns professores universitários ou um exemplo de sucesso em uma cidade da federação.

Neste sentido, solicitamos desde já que outras audiências ou debates organizados com o propósito de discutir as realidades e as possíveis mudanças no ensino de línguas estrangeiras nas escolas do país sejam amplamente divulgadas entre as associações estaduais e nacionais que congregam professores de línguas estrangeiras, as instituições superiores de ensino responsáveis pela formação desses professores e a sociedade civil – segundo a notícia, “a comissão vai organizar seminários estaduais nas unidades de federação e um seminário nacional” a partir de abril (http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/434442-COMISSAO-FARA-AUDIENCIAS-NOS-ESTADOS-PARA-DISCUTIR-REFORMA-DO-ENSINO-MEDIO.html).

            Esta reivindicação surge do fato de que, sem dúvida, quanto maior a participação de diferentes representantes dessas instâncias, mais pontos de vista poderão ser expostos e mais amplo e produtivo será o debate. Desse modo, também, mais acertadas poderão ser as propostas para a realização de reformas que objetivem a melhoria do ensino de línguas estrangeiras na rede oficial de ensino.

Diretoria da Associação de Professores de Espanhol do estado de São Paulo (APEESP), em 25/03/2013

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