A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP) incluirá a Língua Espanhola no próximo concurso público para professores, que será realizado este ano. Haverá 400 vagas para essa disciplina, incluindo atribuições para as aulas no EM e nos CELs. Já há algumas informações sobre o concurso em http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/consulte-a-bibliografia-de-referencia-para-o-concurso-que-vai-selecionar-59-mil-professores.
Entendemos que se trata de uma excelente novidade e de uma conquista dos professores, pois, pela primeira vez, o espanhol entrará em um concurso para a rede pública do estado, abrindo o precedente. No entanto, é ainda pequeno o número de vagas e ainda há muitos problemas a serem enfrentados, como o oferecimento apenas no primeiro ano do EM ou a problemática divulgação aos alunos sobre o seu direito de cursar espanhol.
A informação foi dada à APEESP em uma audiência na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), em 25 de setembro de 2013. Foi a quarta reunião este ano. Estiveram presentes, pela APEESP, Gustavo Leme Cezário Garcia, pela SEE-SP, o secretário-adjunto da Educação, João Cardoso Palma Filho, e algumas funcionárias da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB). O representante da APEESP manteve as mesmas demandas já apresentadas anteriormente. O histórico do diálogo entre a APEESP e a SEE-SP neste ano pode ser visto em nosso site:
http://www.apeesp.com.br/?p=1933
http://www.apeesp.com.br/?p=2224
http://www.apeesp.com.br/wp-content/uploads/DOC020413.pdf
http://www.apeesp.com.br/?p=2233
http://www.apeesp.com.br/?p=2287
http://www.apeesp.com.br/?p=2296
http://www.apeesp.com.br/?p=2428
A SEE-SP entregou nessa reunião uma resposta à última carta protocolada pela APEESP, em 05 de julho, que pode ser vista em http://www.apeesp.com.br/wp-content/uploads/SEE-resposta1.pdf.
São Paulo, 25 de setembro de 2013.
Diretoria da APEESP
Biênio 2012-2014
Boa noite, sou formada em letras português/Espanhol, ou seja gostaria de optar pelo espanhol, mas fico preocupada de não haver vagas.
O espanhol é matéria optativa no estado é isso? Gostaria de entender.
grata.
Olá, Daniela! Opte pelas duas disciplinas, português e espanhol, pois o espanhol em relação ao português possui menos aulas.
Olá, quem passar no concurso poderá se efetivar nos Centros de Línguas, já que este se trata de um projeto?
Karina, é uma boa pergunta essa sua. No inglês, o professor tem que escolher a sua jornada no ensino regular e depois, se quiser, carga suplementar, se inscreve no projeto do C.E.L e vai para atribuição ou ele escolhe as aulas normalmente e se pedir afastamento ele é afastado com a mesma jornada que ele escolheu no ensino regular.
Boa noite, gostaria de saber quais cidades serão contempladas estas 400 vagas do concurso. Sou da diretoria de Andradina e moro em Castilho, aonde há a maior escola da diretoria.
Olá, será que será disponibilizado informações sobre as diretorias que oferecem vagas de espanhol?
Neste concurso é possível se efetivar nos CEL, já que ele é projeto?
olá!!! Se o C.E.L. é considerado como um projeto, como terá professor efetivo? Isso porque não tem a certeza da quantidade de aula durante o ano letivo, por exemplo: no primeiro semestre abrem 4 turmas, já no segundo 1 ou 2, isso porque é precária sua divulgação. Não temos muita ajuda dos diretores das escolas próxima para a divulgação. A maioria dos nossos alunos começam e não terminam, porque quanto tem a oportunidade de entrar na ETC/ FATEC ou emprego não pensam duas vezes, larga mesmo o curso.
Caros,
Até o momento a SEE não deu à APEESP maiores informações a respeito do concurso, de como serão as atribuições de aula, de onde haverá vagas… Infelizmente nós não temos como responder a essas perguntas.
A respeito de se o espanhol é matéria optativa, sugerimos ver em nosso site os relatos das reuniões da APEESP com a SEE (http://www.apeesp.com.br/?page_id=759).
Um abraço,
Secretaria da APEESP
Que pouca vergonha é essa??????????????!!!!!!!!!!!!!!!! mas que prova foi aquela????????????????? fez eu estudar tanto pra nada????????? nada haver, como pode eu fiz CEL, Universidade nunca peguei DP, trabalho há 5 anos, no CEL, particular é inacreditável………… e vocês caros colegas o que irão fazer em relação a isso????????????????????
Olá, Gessilene!
Outros colegas também se queixaram sobre a forma como a prova foi elaborada.
Certamente vamos nos dedicar à análise da prova, mas desde já convido você e os demais associados a participarem da próxima assembleia ordinária da APEESP que certamente será um espaço muito produtivo para a discussão desse tema. Em breve faremos a convocatória, mas já adiantamos que ocorrerá nas próximas semanas.
Um abraço,
Secretaria da APEESP
Realmente não da para entender qual foi o critério para a elaboração da prova de espanhol, pois a mesma exigiu um nível de conhecimento extremamente alto. Porém, pelos comentários que ouvi sobre as outras provas específicas, é que também foram muito difíceis, o que dá um certo consolo, visto que não foi apenas a de espanhol…
Não somente a prova de Español foi descontextualizada como todas as outras que visam selecionar professores, fica a impressão de que as pessoas que as formulam não têm a mínima vivência em educação, vivem em um mundo de fantasiosos teóricos que se entrassem em sala de aula com seus discursos pseudo-pedagógicos levariam um “salve” de bolinhas de papel.
Na minha humilde opinião deveria ser valorizado o sentido real da Educação, o poder de sobrevivência e adaptabilidade do educador de verdade.
Escrever maravilhas do ensino como os “teóricos” fazem é fácil, pois papel aceita tudo, o difícil é transpor para um mundo real e caótico todo esse universo educacional.
O sistema de formulação de questões para os concursos é inadmissível, isso não é avaliação, é loteria eliminatória.
Dúvida: foi colocado que a quantidade de vagas para o espanhol deste concurso é de 400 vagas. Se nós dividirmos por diretoria, daria uma média de 4/5 vagas. Como assim? Como se tem o número para espanhol e para as outras matérias não?
Denise,
A APEESP pedirá esclarecimentos a respeito das vagas do referido concurso à SEE. Assim que obtivermos um posicionamento por parte dos responsáveis, publicaremos as informações. Um abraço, Secretaria da APEESP Biênio 2012-2014
Obrigada,
Denise
Boa tarde!
Saiu ontem no DO as vagas para profs. de espanhol… Na Leste 1, são duas vagas, na Leste 2, mais duas… e algumas diretorias nem tem.
Não foram oferecidas as 400 vagas, acredito que nem chega a 30 em todos o Estado de SP.
Estou me sentido lesada e uma idiota por ter prestado esse concurso. Perdi dinheiro e tempo.
Gostaria que os senhores divulgassem isso… essa falta de respeito com os professores de espanhol.
Trabalho no CEL há mais de 14 anos e agora estou certa que jamais serei efetiva… e ficar dependendo de uma legislação medíocre para efeitos de pontuação… é desgastante.
Obrigada.
Olá, Luciane,
A APEESP pedirá esclarecimentos a respeito das vagas do referido concurso à SEE. Assim que obtivermos um posicionamento por parte dos responsáveis, publicaremos as informações. Um abraço, Secretaria da APEESP Biênio 2012-2014
Luciane, eu verifique em cada diretoria de ensino, se não me cometi um equívoco na contagem foram oferecidas efetivamente 50 vagas no estado de São Paulo.
Acabei de conferir o numero de vagas de espanhol em minha De ( De de Americana) não há nenhuma vaga de espanhol.
Estou espanhol há onze anos, primeiramente na escola de idiomas CCAA e agora para manutenção com professora ( aula particulares).
Passei no concurso e não há nenhuma vaga para assumir o cargo.
Que frustração!!
Alessandro,
Nós compreendemos a situação dos professores que prestaram o concurso e a APEESP pedirá aos responsáveis esclarecimentos a respeito das vagas. Assim que obtivermos um posicionamento, publicaremos as informações. Um abraço, Secretaria da APEESP Biênio 2012-2014
Onde escrevi “estou” considero “estudo”. É a frustração!!!!
Olá, acho que as 400 vagas não existem. Pelo diário oficial que saiu com a demandas de vagas por área, há uma média de uma vaga, e quando tem nas D.E. Não sei por que o Estado se propôs a abrir um concurso em que nessa soma inicial não temos nem 30 vagas, e isso em um Estado de São Paulo com uma imensa dimensão territorial, ou seja, o espanhol continua fora.
Olá,
A APEESP pedirá esclarecimentos a respeito das vagas do referido concurso à SEE. Assim que obtivermos um posicionamento por parte dos responsáveis, publicaremos as informações. Um abraço, Secretaria da APEESP Biênio 2012-2014
Olá, gostaria de saber se já existe algum posicionamento sobre as vagas de Espanhol? Será que posso ter esperança em efetivar ou esse concurso foi mais uma decepção para nós professores?
Olá, Joseanne,
A APEESP solicitou ewsclarecimentos à SEE a respeito do último concurso: http://www.apeesp.com.br/?p=2864
Att.
Secretaria da APEESP
Biênio 2012-2014