Apresentação


Sede: Campus de la Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Foz do Iguaçu, Brasil.

Data: 19 a 22 de octubre de 2010


O I Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL / I Encontro de Associações de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL (I CIPLOM) é promovido pelo Campus Foz do Iguaçu da UNIOESTE, sua sede, e pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Sua organização e idealização envolve associações de professores de português e de espanhol dos quatro países do bloco. O evento conta, na sua programação, com palestrantes de grande representatividade, e sua Comissão Científica é integrada por docentes e pesquisadores de amplo reconhecimento na área, também de universidades dos quatro países.
Ao propor-se sob o lema “Línguas, sistemas escolares e integração regional”, o I CIPLOM focaliza os recentes efeitos da integração sobre o campo educacional: inserção de cada língua nacional nos sistemas escolares dos países que têm a língua outra como oficial e de uso generalizado, aumento e diversificação da formação de professores para essa tarefa, com o conseqüente desenvolvimento da pesquisa teórica e aplicada, e especificidades da educação intercultural plurilíngüe e/ou de fronteira.
A inovação que marca a singularidade da proposta do I CIPLOM é a posição de observação recíproca que ele prefigura. Existem muitos fóruns voltados para o ensino e pesquisa, por separado, sobre o espanhol e sobre o português como línguas segundas e estrangeiras, e ainda alguns mais específicos sobre o ensino/aprendizagem de cada uma dessas línguas em relação com os falantes da outra. Mas a particularidade do I CIPLOM consiste em colocar, no mesmo espaço, os dois olhares em direção recíproca: o ensino/aprendizagem de ambas as línguas-culturas observado simultaneamente pelos agentes de ambas. E o evento acrescenta a esse novo modo de confluência a presença da língua guarani, considerando sua recente integração em alguns espaços dos sistemas escolares da região.
Dentro do amplo campo do estudo das línguas da região, as sete áreas temáticas do Congresso consideram sua especificidade nos sistemas educativos. Buscou-se a confluência entre professores e formadores promovendo apresentação de propostas tanto de comunicação sobre resultados de pesquisa quanto de relatos de experiência didática. As áreas para envio de propostas foram:
1. Políticas lingüísticas: imaginários, atitudes, ações.
2.  As línguas: descrições, comparações, aquisição.
3. Legislação e implantação escolar das línguas.
4. Formação de professores.
5. Experiências de fronteira e de contato.
6. Ensino de línguas: fins específicos e novas tecnologias.
7. Práticas sociais de leitura e escrita.
Concomitantemente com o Congresso será realizado, como mostra a programação, um Encontro de Associações de Professores, com sessões temáticas abertas a todos os inscritos. Nelas, com a introdução de um expositor e posterior discussão, serão abordadas algumas das áreas já mencionadas com especial foco nos atuais cenários de trabalho docente: inclusão das línguas nos curricula, sua oferta obrigatória ou facultativa, documentos oficiais que orientam seu ensino, e reconhecimento de diplomas pelos acordos do MERCOSUL.
A participação das associações de professores na organização favorece que essa confluência de educadores dos quatro países ganhe continuidades de intercâmbio, e sua localização em um espaço de fronteira, além de promover um sentido de integração, facilita a participação de docentes dos diferentes países.
O I CIPLOM se propõe a promover o encontro de perspectivas do ensino e da pesquisa nos países do MERCOSUL em torno do novo contexto político-linguístico ocasionado pelos processos de integração regional, focalizando um dos seus aspectos centrais: a inserção recíproca das línguas nacionais desses países nos seus sistemas escolares. Com essa finalidade, convoca professores da educação básica, professores universitários da formação inicial, pesquisadores das áreas de conhecimento envolvidas e agentes do planejamento lingüístico e educativo oficial dos países do bloco, para o intercâmbio de resultados e experiências.
Esse objetivo principal se concretizará nas modalidades de mesas plenárias, comunicações individuais e coordenadas e sessões temáticas de discussão que possibilitarão:
- a divulgação de pesquisas e experiências didáticas relevantes sobre as áreas temáticas propostas na difusão do evento e referidas no item anterior.
- a informação e discussão sobre ações oficiais de planejamento lingüístico nos países do bloco.
- o conhecimento de instrumentos jurídicos e legislativos que favorecem novos cenários e oportunidades para a atividade docente e para a formação continuada.
- a difusão de iniciativas públicas e privadas para diversificar e multiplicar recursos para a educação básica e para a formação inicial e continuada de professores.
- o intercâmbio direto de visões e percepções, entre educadores dos países do bloco envolvidos no ensino de línguas, acerca de seus cenários de trabalho e formação continuada.


[Veja a programação e resumos]

 

Campus de la Universidade Estadual do Oeste do Paraná¡ (UNIOESTE), Foz do Iguaçu, Brasil. - Data: 19 a 22 de octubre de 2010